terça-feira, 22 de junho de 2010

Carl Orff


Método Orff

Carl Orff, nascido em Munique em 1895 destacou-se como fundador da escola Gunther. Nesta mesma escola desenvolveu um género de composição baseada na improvisação dos bailarinos, sendo que, o primeiro instrumento a ser explorado foi o corpo nas vertentes da voz (falada e cantada) e o batimento de pés e mãos em várias partes do corpo.

Podemos dizer que Carl Orff realizou “decisivas contribuições no campo da rítmica, da criatividade musical dos instrumentos didácticos e da integração das diferentes manifestações artísticas e expressivas” (Gainza).

O método foi aperfeiçoado por um grupo de professores que no instituto Orff de Salzburg mostravam aos novos professores o trabalho que desenvolviam com as crianças.

Desde 1965 que se promovem os estágios em vários países o que deu origem a que o método se tenha espalhado por todo por todo o mundo.

Mas em que consiste realmente este método?

“Numa abordagem da música baseada no ritmo (…) e também na linguagem. Parte-se de uma palavra, procura-se o seu acento tónico, o ritmo; numa fase posterior, escolhe-se uma frase que o professor diz de uma forma monocórdica a fim de que seja o próprio aluno a redescobrir a acentuação que lhe é própria ou a encontrar nela acentuações falsas” (Gagnard, 1974:133). De forma gradual a criança passa de uma frase para um poema e do ritmo para uma melodia que irá ser acompanhada não só por instrumentos de percussão de altura indefinida mas também de altura definida como xilofone, o carrilhão, etc.

Tudo o que temos vindo a referir leva-nos a perceber que a intenção do método não é mais do que um nítido contrariar da escola tradicional promovendo a experiência antes da compreensão.

Logo, antes da criança perceber os valores das figuras musicais, ela vai realizar os ritmos batendo na mesa ou noutros objectos.

É de particular interesse a forma como este método conduz a criança à improvisação colectiva. Assim, tudo o que esta improvisação colectiva pressupõe não pode ser esquecido. Aspectos como o sentido social e de respeito pelo outro são obviamente promovidos por este tipo de vivência.

Carl Orff mandou construir instrumentos para serem utilizados exclusivamente por crianças. Sendo as técnicas de manuseamento desses instrumentos muito próximas dos movimentos corporais que se realizavam a acompanhar as canções. A construção dos instrumentos que acabámos de referir visava conseguir que a criança tivesse o primeiro contacto com o instrumento o mais depressa possível.

O método de Carl Orff ainda é um dos métodos mais utilizados em todo o mundo.

Carl Orff morreu em 1982.

1 comentário:

  1. DE QUE FORMA CARL ORFF APROVEITOU O POTENCIAL RITMICO DA VOZ FALADA E EXPLOROU A SONORIDADE E EXPRESEVIDADE DA FONETICA?

    ResponderEliminar